Marcos Grillo - Tecnologia e Informação
   Dica - Utilização básica do comando TOP

Pessoal,

Uma dica legal é a utilização do comando top para diagnosticar como seus serviços estão. Esse comando exibe de forma didática os processos que estão rodando em sua maquina, mas o que muita gente não sabe é que nas versões mais novas você consegue mais opções, como visualizações diferenciadas ou mesmo saídas mais personalizadas.

Com o comando top sem argumentos abre-se uma janela com a lista de processos, e um cabeçalho interessante como este será exibido:

Comando TOP
Comando TOP

Aqui temos todos os dados que precisamos para saber se a maquina está com a performance comprometida! Memória, processamento e a combinação preferida dos administradores o load average.

O load average é uma conta muito complexa, que mostra a fila de processos aguardando na maquina, o numero ideal é ele permanecer abaixo de 1.0, assim sabemos que não existe fila.

Nesta tela podemos executar alguns comandos que irão ajudar na visualização, se sua maquina, por exemplo, tem mais de um 1 processador, digite 1 e você verá todos os núcleos e seus consumos.

Quer colocar em negrito (na realidade em branco) os números que mais interessam, digite B (maiúsculo) e perceberá que os dados estão mais destacados.

Com a letra k podemos matar um processo, isso depois de digitar k entrando com o numero do PID (está sendo exibido na primeira coluna).

Mas eu se eu quiser dar maior prioridade a um processo (o famoso renice), fácil, renice começa com r, isso mesmo digite o r e em seguida a prioridade.

Quer ver apenas um usuário? Digite u e depois o nome do usuário.

Interessante na imaginem que existem muito mais funções neste utilitário, tecle h e verá uma lista de outros comandos.

Importante, para sair digite q (quit)

Pessoal, estamos conseguindo aumentar o numero de acesso no site, e com isso a cobrança de mais publicações está aumentando, convido aqueles que gostam de escrever seus manuais a ajudar em nossa base de conhecimento, muito obrigado a todos.

 

Apenas por curiosidade, voltem na primeira figura e percebam só o tempo que essa maquina está funcionando, na primeira linha depois da palavra up, não é brincadeira e ainda é um servidor de virtualização, será que no dicionário a palavra estável deveria ser relacionada ao GNU/Linux?

 

Um forte abraço.

Marcos Grillo



Escrito por Marcos Grillo às 11h32
[] [envie esta mensagem] []


 
   Saímos na primeira pagina da comunidade Fedora Brasil.

Estou registrando aqui também pessoal, não é para muitos o trabalho está sendo bem executado.

Olha a noticia!

Caros colaboradores da comunidade Discípulos do Pingüim, é com imenso prazer que escrevo essa noticia, estamos na primeira pagina do Fedora Brasil (www.projetofedora.org), para alinhar todos, o site pertence da comunidade Oficial da Fedora no Brasil! Isso mesmo graças aos esforços de todos conseguimos esse destaque na tão importante comunidade Fedora Brasil.

Muito obrigado a Comunidade Fedora Brasil!

E aos integrantes, participantes, curiosos, colaboradores e afins parabéns e continuem assim, com a colaboração chegamos longe! A Carlos Eduardo Maiolino, obrigado de todos da comunidade.

Acessem: http://www.discipulosdopinguim.com.br

Abraços,

Marcos Grillo



Escrito por Marcos Grillo às 14h11
[] [envie esta mensagem] []


 
  [ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]  
 
 
HISTÓRICO



OUTROS SITES
 UOL - O melhor conteúdo
 BOL - E-mail grátis


VOTAÇÃO
 Dê uma nota para meu blog!